Avançar para o conteúdo principal

Filhos


As canções sobre parentalidade são quase sempre cliché, quase sempre azuis ou cor-de-rosa, quase sempre melosas. Se pensarmos bem, sentir a alegria descontrolada de gerar vida e o medo e a responsabilidade quase insuportáveis de responder o resto da vida pela vida de outrem, não são sensações fáceis de traduzir em letra e música.

Cat Stevens, espertalhão, utilizou o estratagema narrativo do diálogo, no clássico "Father and Son", e criou uma das mais belas canções sobre pais e filhos da história da música pop. O problema é que se tornou a citação mais óbvia.

Por isso, para celebrar o nascimento do André, o meu quarto filho, e com ele, o dos irmãos Gonçalo, Afonso e Amélia, escolhi "Gracie", de Ben Folds, que apesar de ser sobre a filha, tem um texto sem género, que se adequa a todos os filhos de todos os pais. Esta é à vossa, filhos!


   

 You can't fool me, I saw you when you came out 
You got your momma's taste but you got my mouth 
And you will always have a part of me 
Nobody else is ever going to see 
Gracie girl 

 With your cards to your chest walking on your toes 
What you got in the box only Gracie knows 
And I would never try to make you be
Anything you didn't really want to be 
Gracie girl 

 Life flies by in seconds 
You're not a baby Gracie, you're my friend 
You'll be a lady soon but until then 
You gotta do what I say 

 You nodded off in my arms watching TV 
I won't move you an inch even thought my arm's asleep 
 One day you're gonna want to go 
I hope we taught you everything you need to know 
Gracie girl 

 And there will always be a part of me 
Nobody else is ever gonna see but you and me 
My little girl 
My Gracie girl

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado, meu caro. Nem sabes como gostei que tivesses sido tu o primeiro a comentar neste blog. Faz todo o sentido, uma vez que és um resistente. Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Safia - "Cavalier"

Resolução de todos os anos: always listen to good music!

Frank Ocean, "Moon River"

Para aqueles que ainda não sabem, colecciono covers e este é absolutamente imperdível. Ocean é um génio. "Moon River" é uma grande canção. Juntos são arrasadores.  

Primeiro Dia de Vida

O primeiro dia de vida de um blog não precisa de ser uma ocasião solene, mas, sendo este um espaço exclusivamente dedicado à música, merece uma banda sonora que funcione como uma declaração de princípios. Daí este "First Day of My Life", em que Conor Oberst canta "juro que nasci à saída da porta". Este é um blog que nasceu de um (como se diz agora) "burn out" das redes sociais. Depois de todas as polémicas, barbaridades, insultos e falsas notícias, resta a música e o que dela podemos retirar. Aqui não há feeds inundados de trolls, preces à virgem Maria, anúncios selecionados por algoritmos ou vídeos de senhoras gordas que tropeçam junto a piscinas de borracha, nos quintais dos subúrbios de Louisville, Kentucky. Partimos da música e com ela vamos aonde tiver de ser. Não trabalhamos com filtros. O momento, o contexto, a disposição e, por vezes, os recursos, tão simplesmente, serão as únicas condicionantes. Não trabalhamos com calendário. O tempo é