Avançar para o conteúdo principal

Entradas Novas - Especial Suécia

Esta semana, as entradas novas são todas da Suécia. Aliás, a música produzida naquele país escandinavo dava um blog, extenso e diversificado, tal é a riqueza e a variedade do panorama musical sueco e mesmo escandinavo em geral.

Curioso é que, ao contrário do que diriam alguns de imediato, por impulso, a culpa não é do mercado, mas sim do Estado, já que as políticas de fomento e promoção da cultura na Suécia são assumidamente estatizadas, dirigidas por agências especializadas e repletas de sucesso. Hoje falaremos de Lykke Li e da superbanda Liv, mas poderíamos falar de Avicii, José Gonzalez, Robyn, The Hives, Peter Bjorn and John, Little Dragon, Icona Pop, Miike Snow, Swedish House Mafia, Tove Lo, e muitos outros...

1. Lykke Li, "Time in a Bottle"


O regresso da cantora sueca é um cover de Jim Croce, mas podia perfeitamente ser um novo original. A marca sonora e narrativa de Li está lá, arranhando as palavras, invariavelmente trágica, mas ao mesmo tempo inocente. Não é uma novidade soberba. É uma boa notícia.

2. Liv, "Hurts to Liv"
Lykke Li de novo, mas desta feita em ampla e qualificada companhia. Liv é o nome atrás do qual se esconde uma superbanda sueca, composta, além de Li, por Andrew Wyatt e Pontus Winnberg (Miike Snow), Bjorn Yttling (Peter Bjorn and John) e pelo produtor Jeff Bashker. Sem grandes preocupações de agenda ou de calendário, o projeto tem vindo a lançar singles de grande inspiração, mas não se conhecem planos para algo mais ambicioso. Este "Hurts to Liv" é, contudo, belíssimo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Safia - "Cavalier"

Resolução de todos os anos: always listen to good music!

Frank Ocean, "Moon River"

Para aqueles que ainda não sabem, colecciono covers e este é absolutamente imperdível. Ocean é um génio. "Moon River" é uma grande canção. Juntos são arrasadores.  

Primeiro Dia de Vida

O primeiro dia de vida de um blog não precisa de ser uma ocasião solene, mas, sendo este um espaço exclusivamente dedicado à música, merece uma banda sonora que funcione como uma declaração de princípios. Daí este "First Day of My Life", em que Conor Oberst canta "juro que nasci à saída da porta". Este é um blog que nasceu de um (como se diz agora) "burn out" das redes sociais. Depois de todas as polémicas, barbaridades, insultos e falsas notícias, resta a música e o que dela podemos retirar. Aqui não há feeds inundados de trolls, preces à virgem Maria, anúncios selecionados por algoritmos ou vídeos de senhoras gordas que tropeçam junto a piscinas de borracha, nos quintais dos subúrbios de Louisville, Kentucky. Partimos da música e com ela vamos aonde tiver de ser. Não trabalhamos com filtros. O momento, o contexto, a disposição e, por vezes, os recursos, tão simplesmente, serão as únicas condicionantes. Não trabalhamos com calendário. O tempo é